A Serra do Espelho da Lua localiza-se as margens do rio Nhamundá, ao lado do Lago do Espelho da Lua e está apenas a quarenta minutos de deslizador -motor de 40 HP- da Cidade de Nhamundá. É um dos mais belos pontos turísticos de toda a região e com certeza do Estado do Amazonas.
Com um verde musgo resplandecente está emoldurada pelas águas azul escura do rio do belíssimo Rio Nhamundá, as fontes do Lago do Espelho da Lua e praias alvíssimas e incontáveis árvores nativas e palmeiras frutíferas. Em toda a sua encosta, pontilham pedras em vermelho e preto, com ribanceiras ondulando seu portal e caminhos sinuosos ladeados por açaizeiros, bacabeiras, patauazeiros, buritizeiros, coqueiros, ingazeiros e madeiras nobres diversas.
Com um verde musgo resplandecente está emoldurada pelas águas azul escura do rio do belíssimo Rio Nhamundá, as fontes do Lago do Espelho da Lua e praias alvíssimas e incontáveis árvores nativas e palmeiras frutíferas. Em toda a sua encosta, pontilham pedras em vermelho e preto, com ribanceiras ondulando seu portal e caminhos sinuosos ladeados por açaizeiros, bacabeiras, patauazeiros, buritizeiros, coqueiros, ingazeiros e madeiras nobres diversas.
A serra do Espelho da Lua, é uma localidade simplesmente mística! Uma verdadeira fonte de eternas inspirações para escritores, poetas, historiadores e amantes da natureza.
Durante o dia, os ventos limpam suas margens e o sol com seus raios, invadem por entre árvores tornando sua floresta exuberante cheia de energia e vida.
Conta à lenda que por muitos séculos foi à morada das Guerreiras Amazonas. Visto que de suas entranhas era extraído o barro e argila especial que às sacerdotisas confeccionavam os famosos Muiraquitãs.
Fonte de águas puras e até gaseificadas encontram-se nos quadrantes da imponente e faceira Serra que alimentando uma vegetação única, e milhares de espécies que vivem em toda a sua área.
Para a interação com esse ambiente maravilhoso, se faz necessário encontrar-se receptivo, em profunda paz de espírito e está de bem com o todo, para que assim consiga alcançar a magnitude de um dos mais belos patrimônios do mundo da natureza.
A energia que emana de sua floresta é de uma força inspiradora e constante, a começar pelas folhas que forram seu solo, transformando-o em um tapete esverdeado queimado, que despertam faculdades adormecidas de qualquer um ser humano. É o mesmo que se encontrar num templo sagrado. É um ambiente em que se encontra presente a força Onipotente do Absoluto encorpada em toda a parte.
As cascas das árvores, em sua maioria estão forradas em veludo verde, impermeável, que ao mesmo tempo é áspera e de profunda leveza, e o mais primoroso é quando saem de seu interior lágrimas de águas beatificadas pela mãe natureza.
É no centro de sua floresta que estão encravadas, espécies de madeiras nobres, continuamente exalando essências, perfumando todo o seu interior que a brisa soprante faz chegar a outras paragens.
Quanto mais se acessa o Grande Portal deste local encantador e mágico, por entre cipós, ramos e galhos, mais agentes são acionados para nos dá as boas vindas.
Uma das maravilhas da Serra do Espelho da Lua, são os cânticos de dezenas de pássaros que, quando entoam seus sons inconfundíveis alcançam quilômetros adentro anunciando novas visitas.
Borboletas amarelas, brancas e lilás surgem de todas as partes, para apresentações, bailando em sincronias nos conduzem a verdadeiras viagens no mundo da imaginação revigorando o espírito irrequieto.
É quando vem, em forma de avisos palpitantes ou intuitivos que existem algo muito além de tudo aquilo que os nossos olhos vêem, dando-nos uma mensagem velada que ali não é o nosso lugar.
Muitos aventureiros já estiveram visitando o seu topo na busca de encontrar um Lago encantado e Muiraquitãs. Tarefas nada fáceis para os desconhecidos esqueceram-se que ali não é o lugar para profanos e muito menos para indivíduos em busca glórias e riquezas.
Todos os moradores das Comunidades próximas, são conhecedores de inúmeros casos de visitantes que teimaram em saquear suas encostas, quando de suas aventuras e deixaram ancorados seus barcos ou lanchas para passarem noites aos pés da Grande Serra. São contados os que conseguiram amanhecer. Porque geralmente são nas madrugadas que ocorrem os fatos mais insólitos, colocando-os para correr. O último fato se deu na grande expedição do escritor e historiador Tonzinho Sounier no ano de 1991. Ainda existem testemunhas vivas para confirmar o acontecimento na sede do município.
A Serra do Espelho da Lua, integra o complexo do Lago do Espelho da Lua, assim como os demais igarapés, igapós, nascentes e cabeceiras transformando-o no SANTUÁRIO DAS AMAZONAS.
Nhamundá... O Maior Pólo Ecológico da Américas!
Pensemos Nisso!
Autor: Lison Costa